Você sabia que colchões e travesseiros devem ser higienizados constantemente? Isso porque, durante o sono, nosso corpo elimina diversas secreções naturais, como suor, pele descamada, gordura, saliva, além de artificiais, como cosméticos, perfumes, tinturas e maquiagem. Além disso, com o tempo, os colchões e travesseiros acumulam grande quantidade de ácaros e umidade. Todo esse material encontra-se em ambiente ideal para proliferação biológica.
Travesseiros
Fronhas e lençóis devem ser lavados e trocados constantemente, pelo menos uma vez por semana, mas o travesseiro em si deve ser higienizado a cada seis meses, com procedimentos de acordo com o indicado na etiqueta do produto – alguns podem ser colocados na máquina de lavar roupas, enquanto outros devem ficar longe do eletrodoméstico para não perder a forma.
Independente do modelo, a higiene deve ser feita sempre com água fria e a secagem longe do sol, pois o calor excessivo provoca a proliferação de ácaros. Ou seja: nada de deixar o travesseiro úmido tomando sol! Deixe-o secar à sombra, naturalmente, e certifique-se que secou por completo antes de levar para dentro de casa.
Colchões
Com relação ao colchão, é mais difícil realizar a higienização por completo de forma a eliminar todas as manchas e odores.
O ideal é utilizar um protetor de colchão, que serve como uma capa de proteção, evitando que ele fique sujo. Ela é removível e pode ser lavada constantemente. Caso queira proteger de líquidos, existem também protetores de colchão impermeáveis, muito usado em colchões de crianças e idosos. Isso evita que ele estrague no caso de derramar líquidos.
A principal dica para evitar sujeiras é trocar a roupa de cama, pelo menos, uma vez por semana, é muito importante para a manutenção do colchão e da sua saúde. Mantenha sempre o colchão em local ventilado e arejado se possível e limpe sua superfície com pano ou flanela seca e limpa, sem o uso de produtos químicos.
O ambiente precisa ser sempre arejado, então vale deixar a janela e porta do quarto bem abertas para a circulação do ar.
O colchão nunca deve ser colocado no sol, pode até ser colocado em ambiente externo e arejado, mas nunca no sol.
Elimine a poeira
Se você tem um aspirador de pó em casa, uma dica básica de limpeza é passar o aspirador na cama e limpar embaixo dela, tirando as poeiras agarradas no forro. Pode ser feito uma vez por mês ou todas as vezes que você trocar os lençóis. Isso ajudará a eliminar a poeira do ambiente e evitará problemas respiratórios.
Você tem cama box baú? Nesse caso é importante, pelo menos uma vez por mês, tirar tudo de dentro do baú e passar o aspirador dentro dele, evitando assim o acúmulo de sujeiras.
Para aumentar a durabilidade e homogeneidade das camadas, faça a rotatividade do colchão a cada dois meses, virando o mesmo da posição da cabeça para os pés (e vice-versa) e a cada três meses virar a superfície de baixo para cima.
Existem algumas empresas especializadas em limpeza de colchões que você pode acionar caso o seu colchão esteja muito sujo ou encardido.
Cama desarrumada
Uma dica do Dr. Bactéria é que você aguarde cerca de uma a duas horas depois de levantar para arrumar a sua cama. Durante a noite o corpo transpira, elimina água e outras substâncias, por isso o ideal é deixar a cama desarrumada para ventilar. Quando você arruma logo que levanta da cama, a umidade permanece no colchão e roupas de cama, facilitando a proliferação de ácaros e bactérias.
Validade do colchão e travesseiro
Sim, colchão e travesseiro tem validade. Os colchões são feitos para durar até 10 anos, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que eles sejam trocados após cerca de 5 anos de uso, mesmo critério utilizado na Europa. Já com relação aos travesseiros, a recomendação é que sejam trocados a cada 2 anos.
Para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso artigo: Você sabia que colchão e travesseiro tem validade?.