Indispensável para uma noite de sono tranquila, o colchão é de extrema importância para a qualidade de vida.
É através dele que descansamos e contribuímos para que o nosso organismo exerça as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.
Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Para garantir noites de sonos de qualidade é preciso cuidar do seu colchão, uma boa conservação contribui para que ele dure por mais tempo e ajuda a reduzir o risco de futuros problemas para saúde. Confira:
1. Utilize um protetor de colchão
Essa peça atua de maneira multifuncional para aumentar a conservação do colchão.
Por ser impermeável, ela impede que o suor chegue ao tecido e provoque manchas — ação indispensável para quem sofre com sudorese excessiva (hiperidrose).
Além disso, a capa oferece proteção contra o acúmulo de poeira, pelos de animais e afins, que formam um ambiente proliferador de ácaros, bactérias e fungos — microrganismos causadores de alergias e doenças das vias aéreas, como sinusite e rinite.
2. Vire e gire o seu colchão mensalmente
Uma dica simples e bastante útil para a conservação do colchão é virar e girar o produto uma vez por mês.
Para isso, você só precisa estabelecer uma data fixa para criar esse hábito.
Afinal, a ação não dura mais do que alguns minutos e evita o surgimento de deformações decorrentes do tempo de uso e que aceleram o desgaste do produto.
Por exemplo: afundamentos, que ocorrem por conta da pressão contínua do corpo contra a superfície do colchão.
3. Lave as roupas de cama regularmente
A maioria dos especialistas recomenda que a troca de lençóis não ultrapasse duas semanas.
Considerando que você não vai dormir bem com uma roupa de cama com suor, pele morta, cabelo, poeira e muitas outras coisas, realize a troca de lençóis uma vez por semana e mantenha sua cama sempre limpa e cheirosa.
Roupas de cama: Seis dicas para combinar com a decoração do seu quarto
4. Ventile adequadamente o seu quarto
A adequada circulação de ar é a forma mais eficiente de retirar a umidade do produto, que pode, inclusive, provocar odores desagradáveis causados pela absorção do suor.
Por isso, mantenha as entradas de ar, portas e janelas, abertas por, pelo menos, duas horas diariamente.
Também é interessante remover a roupa de cama durante esse período, para que o colchão “respire”, especialmente durante o inverno, quando se usam muitas peças, como edredons, cobertores, lençóis, mantas etc.
5. Não se alimente na cama
Consumir alimentos na cama podem provocar acidentes com líquidos e promover a permanência de resíduos de alimentos no colchão.
Além das manchas visuais, pode provocar danos irreparáveis nas camadas internas e tornar o ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias.
6. Controle a umidade
É importante manter o quarto livre da umidade, que pode provocar fungos e comprometer definitivamente seu colchão ou box com o bolor.
Mantenha seu colchão e box afastados da parede e inspecione-os com frequência para verificar possíveis pontos de bolor e agir imediatamente, evitando a proliferação.
As causas da umidade são, principalmente, pouca ou nenhuma ventilação, pouca ou nenhuma incidência de sol, incidência de vapor durante o banho e paredes com infiltração. Uma dica é a utilização de um desumidificador de ar.
Saiba quais são os chás que podem te ajudar a dormir melhor
7. Não sente nas bordas do colchão
Permanecer sentado para trabalhar, assistir TV ou até sentar-se nas bordas do colchão para calçar o sapato são ações que concentram o peso e podem causar deformações.
Por isso, é preciso tomar cuidado para concentrar o peso a pelo menos 15 cm para dentro do colchão, ou seja, quanto menos na borda melhor.
Agora que você aprendeu boas práticas de como conservar o seu colchão, conheça os produtos da BigSono, eles possuem tecnologia que proporcionam noites tranquilas com conforto e qualidade, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp.
Quer conferir outros artigos que lhe ajudarão a melhorar a sua qualidade de vida? Acesse o nosso blog