Escolher um colchão não é tão simples quanto parece, a escolha precisa ser tomada com base em algumas informações. Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde e um colchão ideal representa uma noite de sono com conforto, bem-estar, qualidade e sem dores, para que você esteja renovado no dia seguinte.
Conhecer as propriedades do colchão pode ajudar na tomada de decisão na hora da compra, considerando, principalmente, a capacidade que ele tem para acomodação correta da coluna.
Os tipos de espuma para colchão interferem na forma como o corpo se acomoda quando está em repouso. Ou seja, na maneira como o colchão se adapta ao peso colocado em cima dele.
Conheça os tipos de espuma para colchão:
Espumas de Poliuretano ou PU
Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, que são mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade.
São colchões fabricados com espuma a base de TDI e Poliol, ingredientes para confecção deste material onde a densidade é calculada pelo peso por m3. Esses tipos de colchões têm melhor custo-benefício, sendo possível encontrar opções com valores mais baixos; costumam ser mais resistentes e mais firmes, ou seja, não afundam; é o mais indicado para quem tem problemas de coluna ou dores nas costas; possui uma diversidade de densidades e é possível encontrar vários tipos de espumas, com diferentes tecnologias.
Existe também a espuma Rabatan, feita com poliuretano especial, com combinação de 22 produtos. Possui uma superfície em alto-relevo, que oferece um toque confortável e firmeza adequada, pois amortece e distribui suavemente o peso do corpo.
Látex
Os colchões podem ser elaborados com 100% de material orgânico, 100% sintético ou na forma híbrida – com a mistura de ambos. Podem ser encontradas no mercado com duas tecnologias de fabricação: a Dunlop (mais tradicional), que produz um látex leve e firme, e a Talalay (mais recente), um tipo híbrido que, utilizada nas versões sintéticas, proporciona um toque macio e aveludado.
Esse tipo de espuma tem a propriedade de repelir ácaros, bactérias e demais micro-organismos, já que esses não sobrevivem na borracha. É um colchão com durabilidade.
Visco
Essa espuma é conhecida como Espuma da NASA, se moldando de acordo com a força exercida, pois ela tem a característica de voltar ao formato original. Também é feita com Poliuretano, porém suas células mais abertas fazem este contorno diferenciado das espumas convencionais.
Oferece diversos benefícios, como o alívio da pressão corporal, temperatura agradável e propriedades hipoalergênicas que evitam o acúmulo de umidade e ácaros.
Viscoelástica gel
Com a mesma tecnologia da espuma viscoelástica tradicional, esta espuma apresenta partículas de gel em sua composição, o que ajuda a dissipar o calor pela área do colchão. É ideal para quem se incomoda com suor ou com a temperatura que o colchão atinge durante a noite.
Soft e Hiper Soft
A espuma Soft é feita com um material flexível, como o viscoelástico, que foi projetado para garantir mais maciez. Comprado com a densidade correta, o conforto vai muito além do toque aveludado, já que a espuma, mesmo “fofa”, não traz problemas ao corpo.
Espuma HR
Uma das principais características é sua rápida recuperação à forma original. Assim, ela se torna mais confortável e adequada ao formato do corpo. Outro destaque é em sua durabilidade, sem que haja deformação ao longo da vida útil do produto.
Como escolher o colchão ideal?
Escolher um colchão é um processo muito importante, já que as pessoas passam boa parte da vida nele. O ideal é prestar atenção na densidade do colchão, afinal, é ela que vai garantir a firmeza para que você tenha uma ótima noite de sono.
Cada tipo de corpo possui uma densidade adequada. O ideal é que, antes da escolha do colchão, você faça uma medição da sua altura e peso. Assim, é possível definir qual é a densidade e escolher conforme o seu biotipo, de forma que ela tenha a firmeza necessária para fornecer conforto e corrigir a sua postura durante o sono.
Na prática
Por exemplo, para quem mede até 1,50m e pesa até 50kg, o ideal é um colchão de espuma com densidade 23. Já no caso de crianças bem mais leves e menores, a densidade 20 é a mais indicada. As densidades mais conhecidas são D28, D33 e D45, mas é preciso respeitar a densidade adequada para o seu biotipo.
Vale lembrar que se você estiver escolhendo um colchão de espuma para casal, a densidade a ser escolhida deve ser pro cônjuge que tem maior peso.
Veja abaixo qual a densidade de cada colchão e o peso que ele suporta:
Densidade 23 – de 1 kg a 50 kg
Densidade 28 – de 50 kg a 75 kg
Densidade 33 – de 75 kg a 95 kg
Densidade 45 – de 95 kg a 115 kg

As espumas utilizadas nas composição de colchões são diferenciadas de acordo com a tecnologia aplicada. Colchões com funções terapêuticas podem trazer muito mais que conforto, ajudando na circulação sanguínea, na oxigenação das células e até na desintoxicação do corpo. Há, ainda, opções em que a superfície faz massagem em partes específicas do corpo durante a noite.
Colchões para todas as necessidades
O cliente BigSono tem uma grande variedade na escolha dos colchões de espuma, podendo optar por tamanhos (solteiro, casal, viúva, Queen ou King); colchões terapêuticos, com magnetismo, infravermelho ou massageador; ou cromoterapia. São produtos diferenciados e que agregam ainda mais benefícios aos colchões de espuma. Vale ressaltar que as espumas utilizadas nos colchões BigSono são de fabricação própria.
Mas atenção! Todos os tipos de colchões têm prazo de validade. Por isso, fique atento. Um colchão vencido pode acarretar diversos problemas de saúde a longo prazo.